A Odontologia moderna é capaz de oferecer aos pacientes não só a saúde bucal como também, o sorriso tão desejado pelos pacientes. Com a busca crescente por tratamentos altamente estéticos e personalizados, o dentista deve estar cada vez mais capacitado para fazer uso de conceitos e técnicas que ampliem nossa visão diagnóstica e orientem o processo de planejamento e tratamento odontológico.
Para se obter resultados consistentes e previsíveis, o profissional deve definir o ''design'' do tratamento restaurador no estágio inicial, sendo importante que a reabilitação integre as necessidades e desejos do paciente com as condições biológicas, estruturais e funcionais do mesmo.
O uso do DSD torna o diagnóstico mais efetivo e o plano de tratamento mais consistente. O esforço exigido para a sua execução compensa pois torna a sequência do tratamento mais logica, poupando tempo e material, reduzindo assim o custo do tratamento.
O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta digital de planejamento estético que tem como objetivo facilitar e aumentar a previsibilidade do tratamento.
O DSD tem como objetivo transferir a face para o modelo de gesso baseando-se na análise de proporções faciais e dentais, usando protocolo fotográfico simplificado e vídeos (documentação dinâmica ).
O DSD torna a apresentação do plano de tratamento mais eficaz e clara porque permite ao paciente ver e entender melhor os múltiplos fatores responsáveis pela sua condição dental. O clinico pode explicar a severidade do caso sobrepondo os problemas nas fotos facilitando o entendimento do paciente, aumentando sua confiança e aceitação do plano proposto, e ajudando-o a entender todo o processo envolvido.